Para aprender o novo, é essencial desaprender o velho.


Certo dia, num mosteiro, com a morte do guardião, foi preciso encontrar um substituto. O mestre (monge superior) convocou, então, todos os discípulos para descobrir quem seria o novo sentinela.
O mestre, com muita tranqüilidade, falou:
- Assumirá o posto o monge que conseguir resolver primeiro o problema que eu vou apresentar.
Então ele colocou uma mesinha magnífica no centro da enorme sala em que estavam reunidos e, em cima dela, pôs um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de extraordinária beleza a enfeitá-lo. E disse apenas:
- Aqui está o problema!
Todos ficaram olhando a cena: o vaso belíssimo, de valor inestimável, com a maravilhosa flor ao centro! O que representaria? O que fazer? Qual o enigma?
Nesse instante, um dos discípulos sacou uma espada, olhou o mestre, os companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e... ZAPT! Destruiu tudo, com um só golpe.
Tão logo o discípulo retornou a seu lugar, o mestre disse:
- Você é o novo guardião. Não importa que o problema seja algo lindíssimo. Se for um problema, precisa ser eliminado.
Um problema é um problema, mesmo que se trate de uma mulher sensacional, um homem maravilhoso ou um grande amor que se acabou. Por mais lindo que seja ou tenha sido, se não existir mais sentido para ele em sua vida, deve ser suprimido.
Muitas pessoas carregam a vida inteira o peso de coisas que foram importantes no passado, mas que hoje somente ocupam espaço - um lugar indispensável para criar a vida.
Os orientais dizem:
"Para você beber vinho numa taça cheia de chá, é necessário primeiro jogar fora o chá para, então, beber o vinho."
Ou seja, para aprender o novo, é essencial desaprender o velho.
Limpe a sua vida, comece pelas gavetas, armários até chegar às pessoas do passado que não fazem mais sentido estar ocupando espaço em sua mente. Vai ficar mais fácil ser feliz.
(Desconheço o autor)

Lindas mãos


      
 À beira de um riacho, algumas mocinhas conversavam, contando vantagens de suas lindas mãos. Uma delas mergulhou as mãos na água cintilante, e as gotas que caíam das suas palmas pareciam diamantes.
         - Olhem como minhas mãos são lindas! A água corre nelas como jóias preciosas - disse ela, levantando as mãos para as outras admirarem.
         Eram muito macias e brancas, pois a única coisa que fazia com elas era lavá-las em água fria e limpa.
         Outra mocinha correu para colher morangos e esmagou-os nas palmas das mãos. O suco escorreu pelos dedos como vinho pisado, até os dedos ficarem rosados como o céu ao sol nascente.
         - Vejam que lindas mãos as minhas! O suco de morango escorre por elas como vinho - disse ela, levantando as mãos para as outras admirarem.
         Eram muito rosadas e macias, pois a única coisa que fazia com elas era lavá-las com suco de morangos todas as manhãs.
         Outra mocinha colheu violetas e esmagou-as nas mãos, até ficarem muito perfumadas.
         - Olhem que lindas mãos as minhas! São perfumadas como as violetas dos bosques da primavera - disse ela levantando as mãos para que as outras admirassem.
         Eram muito macias e brancas, pois a única coisa que fazia com elas era lavá-las com violetas todas as manhãs.
         A quarta mocinha não mostrou as mãos, deixando-as no colo. Uma velha veio andando pela estrada e parou perto das mocinhas. Elas lhe mostraram as mãos, perguntando quais eram as mais belas. Para cada uma, ela balançou a cabeça e depois pediu para ver as mãos da última mocinha, que as mantinha no colo. ela levantou as mãos timidamente.
         - Hum, estas mãos estão bem limpinhas - disse a mulher - mas estão endurecidas pelo trabalho. Estas mãos ajudam os pais lavando as louças, varrendo o chão, limpando as janelas e semeando a horta. Estas mãos tomam conta do bebê, levam chá quente para a vovó e ensinam o irmãozinho menor como empilhar os toquinhos e empinar pipa. Sim, estas mãos andam muito ocupadas fazendo da casa um lar feliz, cheio de amor e carinho.
         Então a velha remexeu no bolso e retirou um anel de diamantes, com rubis mais vermelhos que o morango e turquesas mais azuis que a violeta.
         - Tome, use este anel, querida. Você merece o prêmio pelas mais belas mãos, pois são as mais úteis.
         E a mulher desapareceu, deixando as mocinhas sentadas à beira do riacho...

Antes de desanimar


Antes de você desanimar porque fracassou em alguma coisa, pense que  somente  alcança o sucesso quem insiste, apesar de tudo. 

Fred Astaire, o famoso ator que encantou as telas do cinema dançando, ao  fazer seu primeiro teste para o cinema, recebeu as informações de que não  sabia atuar.  Era careca, dizia o relatório, e ainda dançava pouco. 

O professor de Enrico Caruso dizia que ele não tinha voz e não era capaz  de  cantar.  Acreditando nisso, os pais de Enrico queriam que ele fosse engenheiro. Ele  não desistiu e se tornou famoso cantor de ópera, admirado até os dias  atuais.

Winston Churchill foi reprovado na sexta série. Somente se tornou primeiro  ministro da Inglaterra depois dos 60 anos.  Sua vida foi cheia de derrotas e fracassos. Mas ele nunca desistiu.  Chegou a dizer um dia: "eu deixaria a política para sempre, se não fosse a  possibilidade de um dia vir a ser Primeiro-Ministro." Conseguiu. 

E talvez poucos saibam: ele foi prêmio Nobel de literatura em 1953, por   suas  memórias da segunda guerra mundial. 

Walt Disney foi despedido pelo editor de um jornal por falta de idéias.   Você  pode imaginar tal coisa?  Antes de construir a Disneylândia, foi à falência diversas vezes. Nunca  desanimou. 

Richard Bach teve recusada a sua história de dez mil palavras por 18  editoras. Era a história de uma gaivota que planava.  Uma gaivota chamada Fernão Capelo Gaivota.  Porque ele não desistiu, em 1970 a Macmillan publicou a história e em 5   anos  vendeu mais de 7 milhões de exemplares, só nos Estados Unidos. 

Rodin era considerado por seu pai como um idiota. Seu tio dizia que ele  era  um caso perdido. Por três vezes ele foi reprovado na admissão à escola de  artes.  Descrito como o pior aluno da escola, Rodin não desistiu e deu ao mundo  maravilhas da escultura como o pensador, o beijo e filho pródigo.  Chegou a ficar afastado do mundo das artes por dez anos, quando teve uma  de  suas obras recusada para exposição.  Contudo, em 1900, em paris, foi lhe destinado um pavilhão inteiro para a  mostra de 168 trabalhos seus.  Ao morrer, o hotel em Paris, onde viveu seus últimos nove anos de vida, se  transformou em museu Rodin, tendo ele legado suas obras ao estado. 

Assim acontece com todos os que perseguem os seus sonhos, não se  permitindo  desanimar por fracassos, derrotas ou julgamentos precipitados.  Portanto, se você está a ponto de desanimar, pare um pouco e pense. Logo  haverá de descobrir que ainda há muitas tentativas a serem feitas.  Há muita gente a ser procurada, muitos dias a serem vividos e muitas  conquistas a alcançar.  Não há limites para quem acredita que pode atingir os seus objetivos, que  pode concretizar os seus projetos. 

Charles Darwin, conta sua biografia, que ele era considerado por todos  seus  mestres e por seu próprio pai, um garoto comum e intelectualmente bem   abaixo  do padrão médio.  Por que não se permitiu desanimar, se transformou no pai da teoria da  evolução.  Pense nisso e tente outra vez. E outra mais.  Não se deixe abater por críticas, por experiências mal sucedidas.  Vá em frente. Tente de novo e verá que os seus esforços alcançarão êxito.  
                                            (Autor desconhecido)

O Grande Axioma da Vida

(por Raul Candeloro)

Outro dia recebi uma história muito interessante, chamada "O Tesouro de Bresa", onde uma pessoa pobre compra um livro com o segredo de um tesouro. Para descobrir o segredo, a pessoa tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro.

Ao estudar e aprender estes idiomas começam a surgir oportunidades na vida do sujeito, e ele lentamente (de forma segura) começa a prosperar.

Depois ele precisa decifrar os cálculos matemáticos do livro. É obrigado a continuar estudando e se desenvolvendo, e a sua prosperidade aumenta. No final da história, não existe tesouro algum - na busca do segredo, a pessoa se desenvolveu tanto que ela mesma passa a ser o tesouro.

O profissional que quiser ter sucesso e prosperidade precisa aprender a trabalhar a si mesmo com muita disciplina e persistência. Vejo com freqüência as pessoas dando um duro danado no trabalho, porque foram preguiçosas demais para darem um duro danado em si mesmas. Os piores são os que acham que podem dar duro de vez em quando. Ou que já deram duro e agora podem se acomodar.

Entenda: o processo de melhoria não deve acabar nunca. A acomodação é o maior inimigo do sucesso!!! Por isso dizem que a viagem é mais importante que o destino.

O que você é acaba sendo muito mais importante do que o que você tem. A pergunta importante não é "quanto vou ter?", mas sim "no que vou me transformar?" Não é "quanto vou ganhar?", mas sim "quanto vou aprender?". Pense bem e você notará que tudo o que tem é fruto direto da pessoa que você é hoje. Se você não tem o suficiente, ou se acha o mundo injusto, talvez esteja na hora de rever esses conceitos.

O porteiro do meu prédio vem logo à mente. É porteiro desde que o conheço. Passa 8 horas por dia na sua sala, sentado atrás da mesa. Nunca o peguei lendo um livro. Está sempre assistindo à TV, ou reclamando do governo, do salário, do tempo. É um bom porteiro, mas em todos estes anos poderia ter se desenvolvido e hoje ser muito melhor do que é. Continua porteiro, sabendo (e fazendo) exatamente as mesmas coisas que sabia (e fazia) dez anos atrás. Aí reclama que o sindicato não negocia um reajuste maior todos os anos. Nunca consegui fazê-lo entender que as pessoas não merecem ganhar mais só porque o tempo passou.

Ou você aprende e melhora, ou merece continuar recebendo exatamente a mesma coisa. Produz mais, vale mais? Ganha mais. Produz a mesma coisa? Ganha a mesma coisa. É simples. Os rendimentos de uma pessoa raramente excedem seu desenvolvimento pessoal e profissional. Às vezes alguns têm um pouco mais de sorte, mas na média isso é muito raro. É só ver o que acontece com os ganhadores da loteria, astros, atletas. Em poucos anos, muitos acabam perdendo tudo.

Alguém certa vez comentou que se todo o dinheiro do mundo fosse repartido igualmente, em pouco tempo estaria de volta ao bolso de alguns poucos. Porque a verdade é que é difícil receber mais do que se é. Como diz o Jim Rohn, no que ele chama do grande axioma da vida: "Para ter mais amanhã, você precisa ser mais do que é hoje". Esse deveria ser o foco da sua atenção.

Não são precisos saltos revolucionários, nem esforços tremendos repentinos. Melhore 1% todos os dias (o conceito de "kaizen"), em diversas áreas da sua vida, sem parar. Continue, mesmo que os resultados não sejam imediatos e que aparentemente / superficialmente pareça que não está melhorando. Porque existe, de acordo com Rohn, um outro axioma: o de não mudar.

"Se você não mudar quem você é, você continuará tendo o que sempre teve".

DORMIR ENQUANTO OS VENTOS SOPRAM


Alguns anos atrás, um fazendeiro possuía terras ao longo do litoral do Atlântico. Ele constantemente anunciava estar precisando de empregados. A maioria de pessoas estavam pouco dispostas a trabalhar em fazendas ao longo do Atlântico.
Temiam as horrorosas tempestades que variam aquela região, fazendo estragos nas construções e nas plantações.
Procurando por novos empregados, ele recebeu muitas recusas. Finalmente, um homem baixo e magro, de meia-idade, se aproximou do fazendeiro.

- Você é um bom lavrador? Perguntou o fazendeiro.
- Bem, eu posso dormir enquanto os ventos sopram.

Respondeu o pequeno homem.

Embora confuso com a resposta, o fazendeiro, desesperado por ajuda, o empregou. O pequeno homem trabalhou bem ao redor da fazenda, mantendo-se ocupado do alvorecer até o anoitecer e o fazendeiro estava satisfeito com o trabalho do homem.

Então, uma noite, o vento uivou ruidosamente. O fazendeiro pulou da cama, agarrou um lampião e correu até o alojamento dos empregados. Sacudiu o pequeno homem e gritou,

- Levanta! Uma tempestade está chegando! Amarre as coisas antes que sejam  arrastadas!

O pequeno homem virou-se na cama e disse firmemente,

- Não senhor. Eu lhe falei, eu posso dormir enquanto os ventos sopram.

Enfurecido pela resposta, o fazendeiro estava tentado a despedí-lo imediatamente. Em vez disso, ele se apressou a sair e preparar o terreno para a tempestade. Do empregado, trataria depois.

Mas, para seu assombro, ele descobriu que todos os montes de feno tinham sido cobertos com lonas firmemente presas ao solo. As vacas estavam bem protegidas no celeiro, os frangos nos viveiros, e todas as portas muito bem travadas. As janelas bem fechadas e seguras. Tudo foi amarrado. Nada poderia
ser arrastado. O fazendeiro então entendeu o que seu empregado quis dizer, então retornou para sua cama para também dormir enquanto o vento soprava.

O que eu quero dizer com esta história, é que quando se está preparado espiritualmente, mentalmente e fisicamente - você não tem nada a temer.

Eu lhe pergunto: você pode dormir enquanto os vento sopram em sua vida?
Espero que você durma bem!  

Receita da Dona Cacilda



Dona Cacilda é uma senhora de 92 anos, miúda, e tão elegante, que todo o dia  às 8 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.

E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução.

Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador,
eu dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas de chintz  florido que enfeitavam a janela. Ela me interrompeu com o entusiasmo de uma  garotinha que acabou de ganhar um filhote de
cachorrinho.

- Ah, eu adoro essas cortinas...

- Dona Cacilda, a senhora ainda nem viu seu quarto... espera mais um pouco....

- Isso não tem nada a ver, ela respondeu, Felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada... vai depender de como eu preparo
minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo. Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que
não funcionam bem... ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.

- Simples assim?

- Nem tanto; isso é para quem tem auto-controle e exigiu de mim um certo "treino" pelos anos a fora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em conseqüência, os sentimentos.

Calmamente ela continuou:

- Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só
retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranças. E aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de Lembranças. Como você
vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica.

Depois me pediu para anotar:

1. Jogue fora todos os números não essenciais para sua  sobrevivência. Isso inclui idade, peso e altura. Deixe o médico se preocupar com eles. Para isso ele é pago.

2. Freqüente, de preferência, seus amigos alegres. Os "baixo-astral" puxam você para baixo.

3. Continue aprendendo. Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa. Não deixe seu cérebro desocupado. Uma mente sem uso é a oficina do diabo. E o nome do diabo é Alzheimer.

4. Curta coisas simples.

5. Ria sempre, muito e alto. Ria até perder o fôlego; ria para você mesma no espelho, ao acordar e que o sorriso seja sua  última 'atitude' antes de dormir.

6. Lágrimas acontecem. Agüente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é VOCÊ mesmo. Esteja VIVO enquanto você viver e seja uma boa companhia para si mesmo.

7. Esteja sempre rodeado daquilo que você gosta: pode ser família, animais, lembranças, música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é o seu  refúgio, sua mente seu paraíso.

8. Aproveite sua saúde. Se for boa, preserve-a. Se está instável, melhore-a da maneira mais simples: caminhe, sorria, beba água, ore, veja comédias, leia piadas ou histórias de aventuras, romances e comédias.
Se está abaixo desse nível e não consegue fazer nada por si mesmo, peça ajuda.

9. Não faça viagens de remorsos. Viaje para o shopping, para cidade vizinha, para um país estrangeiro, pega carona numa calda de cometa, imagine os mais diversos objetos formados pelas nuvens no céu, mas
evite as  viagens ao passado, pois você pode ficar retido na estação errada. Escolha as lembranças que quer ter; não se deixe dominar por elas ou perderá o direito à escolha.

10. Diga a quem você ama, que você realmente o ama, e diga isso em todas as oportunidades, através do olhar, do toque, das palavras, das ações diárias e do carinho. Seja feliz com seu próprio sentimento e não exija
retribuição; você terá, de graça, o que o outro sentir; nada mais, nada menos.

E LEMBRE-SE SEMPRE QUE:

A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego...de tanto amor... de tanto rir, de surpresa, de êxtase, de felicidade...
Autor desconhecido ou ignorado

Qual é a sua experiência




Processo seletivo Volkswagen:

 O Candidato foi aprovado e seu texto está fazendo sucesso e ele com certeza será sempre lembrado pela sua criatividade, sua poesia e acima de tudo pela sua alma. Vale a pena ler.
 Já fiz cosquinha na minha irmã só pra ela parar de chorar, já me queimei brincando com vela.
 Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto, já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo.
 Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista.
 Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora.
 Já passei trote por telefone.
 Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.
 Já roubei beijo.
 Já confundi sentimentos.
 Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido.
 Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro, já me cortei fazendo a barba apressado, já chorei ouvindo música no  ônibus.
 Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de se esquecer.
 Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrelas, já subi em árvore pra roubar fruta, já caí da escada.
 Já fiz juras eternas, já escrevi no muro da escola, já chorei sentado no chão do banheiro, já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante.
 Já corri pra não deixar alguém chorando, já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só.
 Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado, já me joguei na piscina sem vontade de voltar, já bebi uísque até sentir dormentes os meus lábios, já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.
 Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso, já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial.
 Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar.
 Já apostei em correr descalço na rua, já gritei de felicidade.
 Já roubei rosas num enorme jardim.
 Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um ''para sempre'' pela metade.
 Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol, já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, a vida é mesmo um ir e vir sem razão.
 Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamado coração.
 E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita:
 ''- Qual sua experiência?''.
 Essa pergunta ecoa no cérebro: ''experiência...experiência...''
 Será que ser ''plantador de sorrisos'' é uma boa experiência? Não!!! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!'' Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta: Experiência? Quem a tem, se a todo momento tudo se renova?

Lenda

    
Certa lenda conta que estavam duas crianças patinando em cima
de um lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças
brincavam sem preocupações.

De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na água.
A outra criança, vendo que seu amiguinho se afogava debaixo do
gêlo, pegou uma pedra e começou a golpear com todas as forças,
conseguindo assim quebrar o gêlo e salvar seu amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que tinha acontecido,
perguntaram ao menino: " Como você fez isso ? É impossível que
tenha quebrado o gêlo com essa pedra e suas mãos tão pequenas!"
Nesse instante, apareceu um ancião e disse: "Eu sei como ele fez
isso."
Todos perguntaram: "Como ? "
O ancião respondeu: " Não havia ninguém ao seu redor para lhe
dizer que não poderia fazer."

(autor desconhecido)



" SE PODES IMAGINAR, PODES CONSEGUIR."
Albert Einstein

Você sabe a onde esconderam a felicidade?


Um pouco antes da humanidade existir, se reuniram vários duendes para fazer uma travessura. Um deles falou: devemos roubar-lhes algo, porém o que vamos a roubar?

Depois de muito pensar um duende gritou: Já sei! Vamos roubar-lhes a felicidade, porém o problema vai ser a onde a esconderemos para que ninguém possa descobri-la.

O primeiro propôs: "Vamos a escondê-la no alto da montanha mais alta do mundo", e imediatamente retrucou o outro: "Não, recorda que eles conhecem a força e algum dia alguém poderá subir e encontrá-la, e quando um lá encontrar, já todos saberão onde ela está.

Em seguida propôs o outro: Então vamos a ocultá-la no fundo do mar, e outro contestou: Não, recorda que eles possuem curiosidade, algum dia alguém construirá algum aparelho para poder descer e assim a encontrará.

Outro mais gritou: Vamos escondê-la em um planeta bem longe da Terra. E responderam: Não, recorda que eles têm inteligência, e um dia alguém vai construir uma nave para poder viajar a outros planetas e assim vai descobrir, e todos possuirão a felicidade.

O último deles era um duende que havia permanecido em silencio, escutando atenciosamente cada uma das proposições dos demais. Analisou cada uma delas e falou: Creio saber a onde colocá-la para que realmente nunca a encontrem.

Todos viraram assombrados e perguntaram ao duende: A onde?

O duende respondeu: "Vamos escondê-la dentro deles mesmos. Estarão tão ocupados procurando lá fora, que nunca a encontrarão.

(Autor desconhecido)

Nunca se sinta só


Um dia uma professora pediu a seus alunos para escrever os nomes de cada colega da sala em dois pedaços de papel, deixando um espaço entre cada nome.

Então ela falou para que eles pensassem na melhor coisa que eles poderiam dizer sobre cada um de seus colegas de sala e escrevessem no papel.

Esta atividade levou quase a aula toda para ser terminada, e quando os estudantes saíram, cada um entregou seu papel a professora.

No sábado a professora escreveu o nome de cada estudante em pedaços de papel separados, e abaixo de cada um deles ela escreveu o que todos os colegas pensavam sobre ele.

Na segunda-feira ela deu para cada aluno sua lista.

Depois de um tempo, a classe toda estava sorrindo.

"Mesmo?", ela escutou alguém sussurrar.

"Eu nunca soube que eu significava alguma coisa para alguém! " e " Eu não sabia que os outros gostavam tanto de mim." eram a maioria dos comentários.

O tempo passou e ninguém nunca falou sobre os papéis na sala de novo.

Ela nunca soube se discutiam sobre eles depois da aula ou com seus pais, mas não tinha problema.

O exercício tinha cumprido com seu objetivo.

Os alunos estavam felizes com eles mesmos e uns com os outros.

Aquele grupo de alunos se dispersou.

Muitos anos depois, um dos alunos foi morto no Vietnã e a professora foi ao funeral daquele aluno especial. Ela nunca tinha visto um patriota num esquife militar antes.

Ele parecia tão bonito e tão maduro.

A igreja estava cheia de seus amigos.

Um por um que o amava deu sua última caminhada até o esquife.

A professora foi a última a abençoar o esquife.

Quando ela estava lá, um dos soldados que levava o esquife veio até ela.

"Você era a professora de matemática do Mark ?" ele perguntou.

Ela balançou a cabeça: "sim".

Então ele disse:

"Mark falava muito sobre você".

Depois do funeral, muitos dos ex-colegas do Mark foram para uma lanchonete juntos. A mãe e o pai de Mark estavam lá, obviamente esperando para falar com sua professora. "Nós queremos lhe mostrar uma coisa".

O pai dele falou, e tirou uma carteira de seu bolso.

"Eles acharam isso com o Mark quando ele foi morto. Nós achamos que você poderia reconhecer isto".

Abrindo a parte do dinheiro, ele cuidadosamente removeu dois pedaços de folha de caderno que foi dobrado várias vezes.

A professora sabia sem olhar, que aquele papel era o que ela tinha anotado todas as coisas boas que os colegas de Mark falaram sobre ele.

"Muito obrigado por ter feito isso".Disse a mãe de Mark."Mark tinha isso como um tesouro".

Todos os ex-colegas de Mark se reuniram. Charlie sorriu e disse: "Eu ainda tenho minha lista, está na primeira gaveta da minha escrivaninha em casa".

A mulher de Chuck disse: "Chuck me pediu para colocar a lista dele no nosso álbum de casamento".

"Eu também tenho a minha," Marilyn disse. "Está no meu diário".

Então Vick, outra colega, colocou a mão na sua bolsa,tirou sua carteira e mostrou a lista embrulhada e franzida para o grupo.

"Eu carrego isto comigo todo tempo", Vick disse, e sem olhar em volta, ela continuou: "Eu acho que todos nós guardamos nossas listas".

Foi quando a professora finalmente sentou-se e chorou. Ela chorou por Mark e por todos seus amigos que não poderão vê-lo de novo...

A densidade de pessoas na sociedade é tão espessa que nos esquecemos que a vida pode terminar um dia. E nós não sabemos quando isso vai ser.

Então por favor, diga às pessoas que você ama e se preocupa, que elas são especiais e importantes.

Diga a elas, antes que seja muito tarde...

Aceite-as com virtudes e defeitos...

JOGUE FORA SUAS BATATAS


Um professor pediu aos alunos que levassem sacola com batatas para sala de aula.

Solicitou que separassem uma batata para cada pessoa que os magoara ou que de alguma forma os fizesse sofrer.

Então escreverem o nome da pessoa na batata e a colocassem dentro da sacola.
Eles começaram a pensar, e foram lembrando uma a uma....
Algumas sacolas ficaram muito pesadas.

A tarefa seguinte consistia em, durante uma semana, carregar consigo a sacola com as batatas para onde quer que fossem.

Com o tempo as batatas foram deteriorando.
Era um incômodo carregar a sacola o tempo todo e ainda sentir seu mau cheiro.

Além disso, a preocupação em não esquecê-la em algum lugar fazia com que deixassem de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles.

E foi assim que os alunos entenderam a lição de que carregar mágoas é tão ruim quanto carregar batatas.
Quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoa, aumentando o stress e roubando nossa alegria.

Perdoar e deixar estes sentimentos irem embora é a única forma de trazer de volta a paz e a calma.

Vamos lá jogue suas batatas fora e sorria!

Reverência ao Destino...



Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que
expressem sua opinião.
Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer,o
quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.

Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer
diferente algo que já fez muito errado.

Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja
ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade
quando for preciso.E com confiança no que diz.

Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação.
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Ou ter coragem pra
fazer.

Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado.
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te
respeita e te entende. E é assim que perdemos pessoas especiais.

Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.Difícil é mentir
para o nosso coração.

Fácil é ver o que queremos enxergar. Difícil é saber que nos iludimos com o
que achávamos ter visto. Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso
é difícil.

Fácil é dizer "oi" ou "como vai?" Difícil é dizer "adeus". Principalmente
quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas...

Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados. Difícil é sentir
a energia que é transmitida. Aquela que toma conta do corpo como uma
corrente elétrica quando tocamos a pessoa certa.

Fácil é querer ser amado. Difícil é amar completamente só. Amar de verdade,
sem ter medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar. E
aprender a dar valor somente a quem te ama.

Fácil é ouvir a música que toca. Difícil é ouvir a sua consciência. Acenando
o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.

Fácil é ditar regras. Difícil é seguí-las. Ter a noção exata de nossas
próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros.

Fácil é perguntar o que deseja saber. Difícil é estar preparado para escutar
esta resposta. Ou querer entender a resposta.

Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade. Difícil é sorrir com vontade de
chorar ou chorar de rir, de alegria..

Fácil é dar um beijo. Difícil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro.

Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida. Difícil é entender que
pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro.

Fácil é ocupar um lugar na caderneta telefônica. Difícil é ocupar o coração
de alguém. Saber que se é realmente amado.

Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho.

Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha
intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.
(Carlos Drummond de Andrade)

O PAI NUNCA DESISTE



Havia um homem muito rico, possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados.

Tinha ele um único filho, que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos.

O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles.

Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam.

Os insistentes conselhos do pai lhe retiniam os ouvidos e logo se ausentava sem dar o mínimo de atenção.

Um dia o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e dentro do celeiro ele mesmo fez uma forca, e junto a ela, uma placa com os dizeres:

" Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai ".

Mais tarde chamou o filho, o levou até o celeiro e disse:
- Meu filho, eu já estou velho e quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu, e sei qual será o seu futuro.

Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo dinheiro com seus amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar, e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos vão se afastar.

E quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos.

É por isso que eu construí esta forca; sim, ela é para você, e quero que me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela. O jovem riu, achou absurdo, mas, para não contrariar o pai, prometeu e pensou que jamais isso pudesse ocorrer.

O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.

Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do pai e começou a chorar e dizer:

- Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os teus conselhos, mas agora é tarde, é tarde demais.

- Pesaroso, o jovem levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava.

A passos lentos se dirigiu ate lá e, entrando, viu a forca e a placa empoeirada e disse:

- Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas pelo menos esta vez vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não me resta mais nada.

Então subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço e disse:

- Ah! se eu tivesse uma nova chance ...

E pulou, sentiu por um instante a corda apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz caiu no chão, e sobre ele caíram jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes; A forca estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia:
- Essa é a sua nova chance.
Eu te Amo muito.
Seu Pai

Autor desconhecido

Ação e Reação

A vida é como jogar uma bola na parede:
Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.
Por isso, nunca "jogue uma bola na vida" de forma
que você não esteja pronto a recebê-la.
A vida não dá nem empresta;
não se comove nem se apieda.
Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir
aquilo que nós lhe oferecemos.
 Einstein

Amor com amor se paga

Há muito tempo atrás, uma menina chamada Lili se casou e foi viver com o marido e a sogra.Depois de alguns dias, passou a não se entender com a sogra. As personalidades delas eram muito diferentes e Lili foi se irritando com os hábitos da sogra que freqüentemente a criticava.Meses se passaram e Lili e sua sogra cada vez discutia e brigavam mais. De acordo com antiga tradição chinesa a nora tinha que se curvar sogra e a obedecer em tudo.Lili já não suportando mais conviver com a sogra decidiu tomar uma atitude e foi visitar um amigo de seu pai, que a ouviu e depois com um pacote de ervas lhe disse: - Você não poderá usá-las de uma só vez para se libertar de sua sogra porque isso causaria suspeitas. Vou lhe dar várias ervas que irão lentamente envenenando sua sogra. A cada dois dias ponha um pouco destas ervas na comida dela. Agora, para ter certeza de que ninguém suspeitará de você quando ela morrer, você deve ter muito cuidado e agir de forma muito amigável. Não discuta, ajudarei a resolver seu problema, mas você tem que me escutar e seguir todas as instruções que eu lhe der.Lili respondeu: - Sim, Sr. Huang, eu farei tudo o que o que o senhor me pedir.Lili ficou muito contente, agradeceu ao Sr. Huang e voltou apressada para casa para começar o projeto de assassinar a sua sogra.Semanas se passaram e a cada dois dias, Lili servia a comida "especialmente tratada" à sua sogra. Ela sempre lembrava do que Sr.Huang tinha recomendado sobre evitar suspeitas e assim ela controlou o seu temperamento, obedeceu a sogra e a tratou como se fosse sua própria mãe.Depois de seis meses a casa inteira estava com outro astral. Lili tinha controlado o seu temperamento e quase nunca se aborrecia.Nesses seis meses não tinha tido nenhuma discussão com a sogra, que agora parecia muito mais amável e mais fácil de lidar.As atitudes da sogra também mudaram e elas passaram a se tratar como mãe e filha. Um dia Lili foi novamente procurar o Sr. Huang para pedir-lhe ajuda e disse:- Querido Sr. Huang, por favor me ajude a evitar que o veneno mate minha sogra! Ela se transformou numa mulher agradável e eu a amo como se fosse minha mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que eu lhe dei.Sr. Huang sorriu e acenou com a cabeça.- Lili, não precisa se preocupar. As ervas que eu dei eram vitaminas para melhorar a saúde dela .O veneno estava na sua mente e na sua atitude, mas foi jogado fora e substituído pelo amor que você passou a dar a ela.Na China existe uma regra dourada que diz: "A pessoa que ama os outros também será amada."Na grande parte das vezes recebemos das outras pessoas o que damos a  elas... por isso CUIDADO!!!LEMBRE-SE SEMPRE:O plantio é opcional... A colheita é obrigatória... Por isso cuidado com o que planta !!

Se Eu Pudesse ...



"Se eu pudesse deixar algum presente a você,
deixaria aceso o sentimento de amar
a vida dos seres humanos.

A consciência de aprender tudo
o que foi ensinado pelo tempo a fora.

Lembraria os erros que foram cometidos
para que não mais se repetissem.

A capacidade de escolher novos rumos.

Deixaria para você se pudesse,
o respeito àquilo que é indispensável:

Além do pão, o trabalho.

Além do trabalho, a ação.

E, quando tudo mais faltasse, um segredo:


o de buscar no interior de si mesmo
a resposta e a força para encontrar a saída."

(Gandhi)

Harmonia e amor



Se você observar a natureza,
verá que ela dispende o mínimo de esforço em seu funcionamento.
A grama não se esforça para crescer,
apenas cresce.
O peixe não se esforça para nadar,
apenas nada.
As flores não se esforçam para abrir,
apenas desabrocham.
Os pássaros não tentam voar,
apenas voam...
Essa é a natureza intrínseca.
A Terra não se esforça para girar
sobre seu eixo;
é próprio de sua natureza girar sobre
o seu eixo.
É próprio de sua natureza girar a uma velocidade estonteante e rolar pelo
espaço.
É da natureza dos bebês
o estado de graça.
É da natureza do Sol brilhar.
É da natureza das Estrelas
piscar e reluzir.
E é da natureza Humana
materializar seus sonhos...
E quando seus atos são movidos pelo amor,
não há perda de tempo,
de energia e de esforço.
Ao contrário, tudo se multiplica e acumula.
Temos nossa grandeza!
Libere-se para vislumbrar a verdadeira grandeza do Universo:
Sorria! Ame! Sinta-se feliz! Aceite-se!
Permita-se!

Os Cinco Macacos



Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula.
No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e enchiam de pancada.
Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.
Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal, o ultimo dos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.
Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
- "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui".
" Triste Época! Mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito"
Albert Einstein

Por que as mulheres são importantes



 Elas sorriem quando querem gritar.
 Elas cantam quando querem chorar.
 Elas choram quando estão felizes.
 E riem quando estão nervosas.
 Elas brigam por aquilo que acreditam.
 Elas levantam-se para injustiça.
 Elas não levam "não" como resposta quando acreditam
 que existe melhor solução.
 Elas andam sem novos sapatos para suas crianças poderem tê-los.
 Elas vão ao medico com uma amiga assustada.
 Elas amam incondicionalmente.
 Elas ficam contentes quando ouvem sobre um aniversário, um baile ou um novo casamento.
 Seus corações quebram quando um(a) amigo(a) morre.
 Elas lamentam-se com a perda de um membro da família, contudo são fortes quando elas pensam que não há mais força. 

 
Elas sabem que um abraço e um beijo podem curar um coração quebrado.
 O coração de uma mulher é o que faz o mundo girar!
 Mulheres fazem mais do que dar a vida.
 Elas trazem alegria e esperança.
 Elas dão compaixão e ideais.
 Elas dão apoio moral para sua família e amigos.
 Mulheres têm muito a dizer e muito a dar.

 

Morre Lentamente


 
 
Morre lentamente quem não troca de idéias, não troca de discurso, evita as próprias contradições.
Morre lentamente quem vira escravo do hábito, repetindo todos os  dias o mesmo trajeto e as mesmas compras no supermercado.
Quem não troca de marca, não arrisca vestir uma cor nova, não dá papo para quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da TV o seu guru e seu parceiro diário(Como pode 14 polegadas ocupar tanto espaço em uma vida?)
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o "preto no branco" e os "pingos nos is" a um turbilhão de emoções indomáveis,justamente as que resgatam o brilho nos olhos, sorrisos e soluços, corações aos tropeços, sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não acha graça de si mesmo.
Morre lentamente quem destrói seu amor próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante, desistindo de um projeto antes de iniciá-lo, não perguntando sobre um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe.
Evitemos a morte em suaves prestações, lembrando sempre que estar vivo exige um esforço bem maior do que simplesmente respirar !!!
Pablo Neruda